COMO VIVIAM OS POVOS ANTES E DEPOIS DA COLONIZAÇÃO
E A CONQUISTA E OS CONQUISTADORES
Os primeiros povos organizaram - se em grupos reduzidos e vagavam em busca de caça, a pesca e a coleta eram atividades complementares. Os grupos levavam uma vida nômade devido a constante busca por alimento.
Mudanças Climáticas: Por volta de 10 mil anos, a temperatura da terra elevou - se, provocando o derretimento das geleiras. O clima tornou - se mais quente e úmido, devido a isso houveram mudanças no ambiente e na forma de vida dos seres humanos.
As primeiras experiencias de plantio ocorreram em lugares como o México, por volta de 7 mil anos atrás. Os primeiros alimentos cultivados foram: o feijão, pimentão, abóbora, tomate e milho.Na América do Sul as primeiras plantas foram: batata, batata-doce e mandioca.
O cultivo da terra levou os grupos humanos a fixarem-se permanentemente, a necessidade de homenagear os seus mortos, enterrando seus corpos próximos as suas moradias. Tudo isso gerou um grande aumento da população, novos povoamentos surgiram, alguns com mais de 1.000 pessoas, onde construíram-se templos e piramides.
A CONQUISTA
A conquista da América espanhola aconteceu de forma exploratória, ou seja, não vinham para estas terras com o motivo de povoamento, eles ocupavam os espaços, apropriando-se de suas riquezas. Os espanhóis dizimaram as populações indígenas, impondo sua cultura, língua e religião. Como pretexto para a exploração colonial, utilizou-se o argumento da necessidade de civilizar os povos americanos, por meio da cultura e da fé cristã. Dessa forma, acobertou-se a dominação dizimadora, justificando a como um empreendimento comercial e de cristianização.
Até meados do século XVI, praticamente toda a América fora subjugadas pelos conquistadores europeus-que utilizavam, para isso, da pólvora e do cavalo, desconhecidos pelos ameríndios, além de se valerem da fragilidade grupal das tribos, divididas em facções muitas vezes rivais. No Peru, por exemplo, as disputas pelo trono entre Atahualpa e Huáscar enfraqueceram o império inca, o que ajudou os espanhóis a se assenhorearem do "eldorado" tão cobiçado.
Atahualpa
Ao contrário das demais nações que colonizaram outras partes da América, a Espanha conseguiu localizar e dominar vastas áreas mineratórias, onde a população já trabalhava na extração de metais preciosos. Era necessário ampliar esta capacidade de extração, com a finalidade de abastecer a metrópole.
OS CONQUISTADORES
Hernán Cortés e Francisco Pizarro foram os protagonistas das expedições espanholas, durante o período da expansão marítima. Foram conquistadores, estrategistas, manipuladores, sanguinários, cruéis, amados ou odiados, estes foram os adjetivos atribuídos a eles durante séculos.
Hernán Cortès: Nascido em 1485, em Medelín, em Castela, na Espanha. Conquistou o México para a Coroa Espanhola e Destruiu o Império Asteca. Em 1504 partiu para a América do Sul, participando da guerra contra os nativos, na Ilha Híspaníola, sete anos depois, conquistou Cuba, fundou a cidade do México, dentre outras coisas. Depois de anos regressou para a Espanha, onde viveu miseravelmente até morrer em 1547.
Francisco Pizarro: Nascido provavelmente em 1475, em Trujillo, na Espanha. Fundou a cidade de Lima e destruiu o Império Inca. Dominou o vasto Império Inca, constituído a sul da atual Colômbia até o norte do Chile. Pizarro recebeu em 1529 os títulos de governador e capitão-general do Peru. Foram lhe atribuídas responsabilidades e regalias equivalentes ás de um vice-rei. Em 1535, fundou a Ciudad de Los Reys, posteriormente denominada da Lima, onde acabou morrendo.
Referências: http://cpvceasm.wordpress.com/historia/america-espanhola-seus-habitantes-e-organizacao-politico-administrativa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário